
Em um movimento significativo que pode inaugurar um novo capítulo para os fundos de investimento em criptomoedas, a gestora global VanEck propôs formalmente à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) a criação do primeiro ETF baseado em um token de staking líquido (LST).
A proposta da VanEck em lançar o JitoSOL ETF, registrada na sexta-feira (22), tem como objetivo rastrear o preço do JitoSOL. Trata-se de um token lastreado em Solana (SOL) em staking.
O JitoSOL é um tokenizado de SOL em staking que permite aos usuários continuar negociando o valor de seus ativos apostados enquanto ainda recebem recompensas da rede. Em comunicado, a Jito Foundation celebrou a proposta, descrevendo-a como “o primeiro ETF de Solana 100% lastreado por um token de staking líquido: o JitoSOL da Jito Network”.
- Leia também: BNB pode ir a US$ 900 após nova ATH? – Análise
Construído a várias mãos
Esta iniciativa é fruto de meses de engajamento entre a Jito Foundation, a VanEck e a própria SEC. De acordo com fontes, representantes da Jito Labs se reuniram com a força-tarefa de criptomoedas da SEC para discutir as complexidades de integrar staking e restaking em veículos listados em bolsa, como ETFs.
O ambiente regulatório, que se tornou consideravelmente mais favorável sob a administração Trump, parece estar maduro para tal inovação. Um avanço crucial ocorreu em maio, quando a SEC esclareceu que atividades de staking em proof-of-stake não constituem transações de valores mobiliários, e que certas modalidades de staking líquido também não envolvem títulos.
A Jito Foundation afirmou que, com essa orientação da SEC, “a pista de conformidade para ETFs/ETPs baseados em LST está clara e acionável”. Dessa forma, a entidade vê a proposta como “um passo significativo para preencher a lacuna entre a infraestrutura emergente de blockchain e os alocadores institucionais“.
Sucesso influencia
A proposta da VanEck surge um mês após o surgimento do REX-Osprey. O ETF virou assunto ao integrar recompensas de staking em seu próprio ETF de Solana por meio de uma parceria com o JitoSOL.
Além disso, a SEC atualmente analisa dezenas de propostas de ETFs de criptomoedas. Entre eles, há opções sobre ETPs de bitcoin spot, sinalizando uma abertura crescente para produtos financeiros digitais diversificados no mercado tradicional.
Este movimento da VanEck não apenas amplia o leque de produtos de investimento em criptomoedas disponíveis para investidores institucionais e de varejo, mas também solidifica o staking líquido como um componente fundamental e regulatoriamente viável para o futuro dos fundos de ativos digitais.
O post Gestora propõe primeiro ETF de JitoSOL, abrindo caminho para fundos de staking apareceu primeiro em CriptoFacil.
todos os créditos para o criador original da notíciahttps://www.criptofacil.com/gestora-propoe-primeiro-etf-de-jitosol-abrindo-caminho-para-fundos-de-staking/
0 Comentários